top of page

Delivery e receita recorrente: uma dupla impossível?

Atualizado: 20 de mai. de 2022

Sonho da receita garantida pode estar mais próximo do que você imagina com os novos hábitos dos consumidores


Fazer decolar uma nova operação de delivery requer muito trabalho e dedicação não só de seus empreendedores como de toda a equipe. Mais do que isso: fidelizar um cliente é sinal de estar no caminho certo. Como conseguir isso? A seguir, algumas dicas sobre recorrência!



Comece pensando em fidelizar


É mais fácil falar em receita recorrente quando se trata de modelos de negócio como o de assinaturas de produtos, sobre o qual falamos em nosso post sobre os as tendências mais quentes para 2022, não há dúvida. Afinal, a recorrência está no centro deste tipo de relação entre a marca e seus clientes. Mas, pedidos que se repetem são o desejo de 11 entre 10 operações de delivery.

Mais do que isso: ganhar do seu cliente a preferência é a certeza de um trabalho bem feito, seja nas pistas da cozinha ou na gestão de seus pedidos e perfis nos aplicativos. Se a assinatura não faz parte do seu modelo de negócio, uma das formas de se atingir resultados de recorrência é a partir da fidelização de uma parte considerável de sua base de clientes.


Em um de nossos posts sobre o tema fidelização, deixamos algumas dicas para que o cliente de hoje volte continuamente em busca da experiência diferenciada que a sua marca pode proporcionar. A fidelização é um dos primeiros passos para atingir a sua recorrência!



Combos, kits e promoções: facilite a recorrência


Sabe aquela máxima do marketing para internet? É o "não me faça pensar", título inclusive de um dos livros mais famosos de Steve Krug, um dos primeiros autores a falar sobre a interação entre pessoas e aplicativos. Em um grande resumo, podemos dizer que a obra nos ensina que é preciso oferecer interfaces, textos e funcionalidades que resolvam problemas e simplifiquem a jornada do cliente na hora de realizar as missões que ele tem dentro do seu site ou aplicativo.


Ou seja: tudo o que faz seu cliente parar para gastar energia avaliando, fazendo contas ou ficando com a sensação de que o pedido é mais complexo do que parece, faz você distanciar a vontade do fechamento do pedido.


Por outro lado, tudo o que poupa tempo e cliques e soluciona o lanche da família, faz sua marca ganhar pontos. Assim, ideias como combos para o final de semana ou datas especiais, além de aumentarem o ticket médio colocam o seu restaurante em posição diferenciada. Você se transforma em um solucionador.


Por que não além do espumante não sugerir kits de frios? Ou então para o pedido de bolo em um domingo, um mini kit de festas tematizado por idade a gosto do cliente? Ideias como essas, além de soarem como atenção esmerada (carinho mesmo), fazem os pedidos se repetirem. Combinações que simplificam cliques, abrem caminho para a recorrência.



Atendimento impecável é dever de casa


Além de estratégias comerciais clássicas como a que demonstramos anteriormente, lembre-se que uma venda recorrente nasce também de um atendimento com qualidade acima da média.


Este comportamento deve ser transformado em cultura da sua empresa, de forma que desde o cadastro de itens em seu cardápio até a embalagem dos pedidos, passando por preparação e atendimento durante e depois da entrega, devam ser entendidos como um processo fluido e único, com o mesmo tom de voz nas interações e agilidade na solução.


Mais do que isso você tem que surpreender, oferecendo uma experiência única a cada pedido. Isso vai além dos bilhetinhos feitos a mão, embora eles tenham seu charme. Este comprometimento com a excelência vai salvar a sua marca principalmente em momentos de crises potenciais. Imersos que somos em ambientes digitais, esquecemos o quanto de tecnologia está envolvida para a "mágica acontecer".


Assim, no caso de algum passo nessa jornada desandar, tenha protocolos de ação rápida, equipe treinada e utilize o acontecido como ciclo de aprendizado para toda a empresa.


E uma última coisa: conheça o público da sua área de cobertura


Quando se começa uma operação de Delivery, fazemos um estudo da área de cobertura. Faz parte do estudo de viabilidade do negócio, correto? A dica quando se monta uma estratégia com foco em recorrência é tentar mapear áreas que possam representar uma boa fonte de pedidos, como torres de escritórios, escolas, shoppings etc.


Pensar em recorrência quando se idealiza, planeja e administra o dia a dia de uma operação de delivery é uma estratégia sempre importante para pensar em crescimento consolidado!


bottom of page